Sociedade

Correios começaram a distribuir as provas do ENEM

Os Correios já começaram a entregar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A empresa é responsável por retirar o material da prova nas gráficas, até os pontos de distribuição, que são cerca de 1,7 mil municípios.

No momento da correção das provas, os Correios fazem a logística contrária, com oito mil rotas de transportes e é escoltado pelas forças de segurança.

O Exército local de cada região fica responsável pela escolta temporária dos malotes nos batalhões, garantindo assim o sigilo das informações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, divulgou o número aproximado de inscrições, que chegam a 5,5 milhões.

Estratégia de segurança

Na reunião que aconteceu em Osasco, do Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem, o Inep determinou o reforço da segurança das provas em cerca de cinco vezes mais, do que foi no ano anterior.

Os detectores de pontos eletrônicos, passaram por manutenção e reforço da segurança, garantindo a igualdade dos participantes, na realização das provas.

São 11 milhões de cadernos de provas em 70 mil malotes, dentro de um caminhão dos Correios totalmente lacrado e escoltado pelo Exército.

Enem 2018

As provas serão aplicadas no dia 4 e 11 de novembro:

– 04/11: primeiro dia da prova com aplicação das disciplinas de: linguagens, ciências humanas, redação.

– Duração de cinco horas e meia de prova.

– Abertura dos portões, será ao meio dia.

– Fechamento dos portões, à uma e meia impreterivelmente;

– Início das provas: uma e meia da tarde;

– Encerramento das provas: às sete horas da noite;

 

– 11/11: segundo dia de prova com aplicação das disciplinas de: ciências da natureza e matemática.

– Duração de cinco horas de prova;

– Abertura dos portões: ao meio dia;

– Fechamento dos portões: uma hora da tarde;

– Início das provas: uma e meia da tarde;

– Encerramento das provas: seis e meia da tarde;

Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão, que começará à meia noite do dia quatro de novembro, noite que antecede a primeira prova do Enem.

O Ministério da Educação solicitou ao governo federal o adiamento do horário de verão este ano, para depois da aplicação das provas do exame, mas ainda não obtiveram resposta.

O horário de verão é válido para os estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, no qual devem adiantar os relógios em uma hora.

As notas do Enem podem ser utilizadas para ingresso nas Universidades particulares de todo o país, bem como ter tirado boa nota em redação. Nas Universidades Federais, as notas do Enem também contam como válidas para escolha da vida acadêmica.

No site do Enem, por meio do acesso de cada participante, é possível solicitar a reaplicação da prova, fazendo-a diretamente na área do estudante. Antes, essa solicitação era feita até o ano passado, somente pelo telefone.

 

 

Responsável pela redação do portal TV é Brasil, trabalho com jornalismo desde 2005. Formação em Pedagogia

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top