Sociedade

Ações do Outubro Rosa são praticadas na Policlínica de Santos – SP

Na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, a policlínica do bairro São Bento, promoveu várias ações para os pacientes nesta quarta-feira (10), devido a campanha do Outubro Rosa.

A unidade fica na Rua das Pedras, fica aberta das nove horas da manhã, até as quatro horas da tarde. Os atendimentos são para o agendamento de mamografias, para mulheres de 50 a 69 anos que estão a mais de um ano sem realizarem o exame.

Público-alvo dos exames

As mamografias serão feitas nas mulheres acima de 40 anos, se tiverem histórico de câncer de mama na família, ou se suspeitam da doença. Na parte da tarde, às duas e quarenta e cinco da tarde, será aberta uma roda de conversa com todas as mulheres, para tirarem dúvidas.

Serão feitas apresentações do grupo ´Movimente-se com a música e Dança´ e de teatro. Para realização dos exames, é preciso apresentar o documento de identidade, comprovante de residência e o cartão do SUS.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa é realizado todos os anos, não somente no Brasil, mas em várias partes do mundo. Em Nova York, no ano de 1990 foi onde tudo começou.

Na época, a Fundação Susan G. Komen for the cure, criou uma corrida para arrecadação de fundos para a instituição, e alertar sobre o câncer de mama. Os participantes da corrida, usaram um laço rosa no peito, tornando-se assim, o símbolo da causa.

As corridas, seguiram frequentes por todos os anos após essa data, até que os outros países e cidades, também aderiram ao movimento, em 1997.

No Brasil, o movimento Outubro Rosa chegou em 2002, com o Obelisco do Parque Ibirapuera de São Paulo, ficar iluminado de rosa, durante um mês inteiro, para promover e conscientizar as mulheres sobre os exames anuais.

Outros pontos turísticos do Brasil, aderiram à cor rosa, como o Cristo Redentor (RJ) e em Fortaleza da Barra (SP).

A conscientização e prevenção da doença é importante, pois de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, a doença é a que mais acomete as mulheres (cerca de 28%), aumentando a taxa de mortalidade para 16,7% em um período de 20 anos.

Todas as mulheres, precisam realizar o autoexame das mamas periodicamente, a fim de identifica qualquer anormalidade nos seios, e procurar um especialista para a realização e acompanhamento dos exames.

E não somente dos seios, mas também exames do colo do útero, ou seja, da saúde da mulher como um todo. Nos estados e cidades de todo o Brasil, estão sendo realizados os exames de mamografia, em prol do Outubro Rosa.

Os homens também ganharam um movimento, que é o Novembro Azul. Este, promove o combate ao câncer de próstata, estimulando e incentivando os homens com mais de 40 anos, a realizarem os exames anuais.

Muitos homens e mulheres ainda têm preconceitos ou vergonha de se exporem à realização desses exames, o que dificulta o processo de identificação das doenças.

Responsável pela redação do portal TV é Brasil, trabalho com jornalismo desde 2005. Formação em Pedagogia

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top