Tudo o que você precisa saber sobre Chelsea 4×1 Arsenal pela final da Liga Europa

O Chelsea é o campeão da Liga Europa 2018/19. Os Blues venceram o Arsenal por 4×1 e agora são bicampeões da competição – a primeira conquista foi em 2012/13. Os gols da partida foram de Giroud, Pedro, Hazard, duas vezes, e Iwobi, que descontou para os Gunners.

CAMPEÃO INVICTO

A campanha do Chelsea nesta Liga Europa foi impecável. O time foi campeão invicto: 15 jogos, 12 vitórias, 3 empates, 36 gols marcados e 9 sofridos. Primeiro time a vencer uma grande competição europeia invicto desde o Manchester United na Liga dos Campeões de 2007/08.

Foto: site Goal

39 VITÓRIAS

Maurizio Sarri venceu 39 partidas com o Chelsea na temporada 2018/19. Somente o português José Mourinho, com 42 em 2004/05, ganhou mais em sua temporada de estreia pelo clube.

GIROUD ARTILHEIRO

O atacante francês terminou esta edição da Liga Europa como o artilheiro. Foram 11 bolas na rede, além de três assistências. Ele se tornou o primeiro jogador a marcar 11 gols em uma grande competição europeia por um clube inglês desde Alan Shearer em 2004/05.

PAPA TÍTULOS

Copa do Mundo, Eurocopa, Liga dos Campeões, Liga Europa, Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes. Esse é um dos títulos do currículo do atacante Pedro, o único jogador na história a ter conquistado esses troféus. Ele é o quinto jogador a marcar numa final de Liga dos Campeões e Liga Europa, depois de Allan Simonsen, Hernan Crespo, Dmitri Alenichev e Steven Gerrard.

APENAS UM INGLÊS

A final entre Chelsea e Arsenal foi a primeira entre clubes ingleses na história da Liga Europa. Entretanto, apenas um jogador inglês começou o jogo como titular: Ainsley Maitland-Niles, dos Gunners. O Chelsea, assim, foi o primeiro time a disputar uma final europeia sem um jogador do seu país de origem entre os 11 iniciais desde a Inter de Milão contra o Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões de 2010.

CONTRA E A FAVOR

O goleiro Petr Cech, do Arsenal, foi o primeiro na história a atuar a favor e contra um mesmo time inglês numa final de Liga Europa – defendeu o Chelsea em 2013.

ZICA EM FINAIS

Foi a quarta final europeia seguida que o Arsenal perdeu:  Chelsea 4-1 Arsenal; Barcelona 2-1 Arsenal; Galatasaray 0-0 Arsenal (4-1 penalidades);  Real Zaragoza 2-1 Arsenal.

SETE E CINCO INGLESES

Apenas sete times ingleses conquistaram ao menos uma das competições da UEFA: Liverpool, Manchester United, Chelsea, Tottenham, Nottingham Forest, Aston Villa e Ipswich Town. Somente cinco desses foram campeões da Copa da UEFA/UEFA Liga Europa: Liverpool (3), Chelsea e Tottenham (2) e Ipswich e Manchester United (1).

DESPEDIDA DE HAZARD

O meia belga vai deixar o Chelsea na próxima temporada. Ele deixa o clube com 352 jogos, 110 gols e 92 assistências. Títulos: duas Premier League, duas Liga Europa, uma FA Cup e uma Copa da Liga.

FINAL NO AZERBAIJÃO

O Azerbaijão se tornou o 24° país a sediar a final de uma competição europeia entre clubes.