Notícias

Rússia fica de fora das Olimpíadas, Jogos de Inverno e próxima Copa do Mundo

russia fica de fora das olimpiadas e copa do mundo

A Rússia está fora das Olimpíadas de Tóquio em 2020, dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2022 que ocorre em Pequim e também da Copa do Mundo de 2022.

Essa notícia assustou o mundo na manhã desta segunda-feira (09/12), mas o motivo da decisão da Agência Mundial Antidoping (WADA), é justamente relacionada aos casos de doping e manipulação de dados laboratoriais de atletas da Rússia.

O país ficou banido de competições internacionais nos próximos quatro anos, ficando de fora de grandes torneios internacionais, inclusive a Copa do Mundo no Qatar.

Os atletas tem apenas 21 dias para recorrer da decisão.

Vitória na Champions tem o mesmo peso de uma Libertadores, diz Jorge Jesus.

WADA tira Rússia das competições

Deixar a Rússia fora das competições foi feita de forma unânime pelo comitê de executivos da agência WADA. A reunião ocorreu na Suíça, na cidade de Lausanne.

Mas há um recurso que pode ainda beneficiar os atletas russos e permitir a sua participação nas Olimpíadas, por exemplo. Quem conseguir provar para a agência que estão e estavam limpos nas últimas competições, poderão participar dos campeonatos sob bandeira neutra.

Os russos plantaram evidências falsas, apagaram arquivos de possíveis casos de doping e também alteraram diversos dados laboratoriais de seus atletas.

Esses casos não são de agora. Nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a Rússia já havia sido punida e não pode participar. Os 270 atletas russos que participaram, acabaram entrando na competição sob bandeira neutra.

Em 2018 nos Jogos Olímpicos de Inverno, outros 80 atletas tiveram que participar sob bandeira neutra em Pyeongchang.

A única chance da Rússia agora é entrar com recurso. Ele deve ser julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Mas diante dos fatos, deverá ser muito difícil reverter a situação.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top