O que rolou na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro que você precisa saber

A 5ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Agora, o Palmeiras lidera isoladamente a competição com 13 pontos, depois de vencer o clássico contra o Santos por 4 a 0. O vice-líder é o Atlético-MG, que bateu o Flamengo por 2 a 1 no Independência. Fecham o G-4: o São Paulo, que empatou sem gols frente ao Bahia, e o próprio Peixe. No Z-4, quatro equipes que ainda não venceram nesta edição: Avaí, CSA, Grêmio e Vasco, em sequência. Veja o que rolou no final de semana que você precisa saber.

INVENCIBILIDADE ÀS 11H

O São Paulo não fez boa partida diante do Bahia e o duelo terminou 0 a 0. Com o empate, entretanto, o time segue invicto no horário das 11h, implementado no Campeonato Brasileiro em 2015. Agora, são cinco vitórias e três empates em duelos pela manhã.

12/07/2015 – São Paulo 3×1 Coritiba
15/05/2016 – Botafogo 0x1 São Paulo
31/07/2016 – São Paulo 2×2 Chapecoense
11/09/2016 – São Paulo 3×1 Figueirense
13/08/2017 – São Paulo 3×2 Cruzeiro
24/09/2017 – São Paulo 1×1 Corinthians
26/08/2018 – São Paulo 1×0 Ceará
19/05/2019 – São Paulo 0x0 Bahia

HÁ QUATRO JOGOS

O Bahia empatou sem gols contra o São Paulo no Morumbi, no duelo às 11h da 5ª rodada. O técnico Roger Machado, assim, chegou a marca de quatro partidas sem perder para o Tricolor Paulista.

DESDE FEVEREIRO DE 2018

O Cruzeiro foi dominado pelo Fluminense no Maracanã e foi goleado por 4 a 1. A última vez que a Raposa havia levado quatro gols num jogo havia sido em fevereiro de 2018 diante do Racing.

40 a 4

Cruzeiro e Fluminense se enfrentaram pela segunda vez seguida na temporada no último sábado e os cariocas golearam por 4 a 1. O primeiro duelo entre eles foi válido pela Copa do Brasil e terminou em 1 a 1. Na soma dos dois jogos, o time de Fernando Diniz finalizou 40 vezes contra apenas 4 da equipe de Mano Menezes.

28 E SEGUE CONTANDO…

O Palmeiras venceu mais uma e aumentou a sua série para 28 jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro. O último revés foi diante do Fluminense na edição passada, no Maracanã, por 1 a 0. É a terceira maior sequência da história da competição, atrás de Botafogo de 1977 e 1978 com 42 jogos e o Santa Cruz de 1977 e 1978 com 35 partidas.

HAT-TRICK DE ASSISTÊNCIAS

No jogo entre Palmeiras x Santos, o Verdão goleou o Peixe por 4 a 0 e agora é líder isolado do Campeonato Brasileiro. O atacante Dudu deu nada mais, nada menos do que três assistências no clássico. Nesta edição da competição ele já soma cinco passes para gol e é o líder no quesito.

DUAS VITÓRIAS SEGUIDAS

O Internacional fez o dever de casa e venceu o CSA por 2 a 0, gols de Nonato e Edenílson. O Colorado não vencia dois jogos seguidos (o primeiro foi diante do Cruzeiro, 3 a 1) desde 9 de abril, quando bateu Caxias (pelo Campeonato Gaúcho) e Palestino (pela Libertadores).

DEPOIS DE NOVE MESES

O técnico Odair Hellmann conseguiu repetir os mesmo 11 titulares de um jogo para o outro pela primeira vez em nove meses (ou 279 dias). A última vez que havia acontecido foi no primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado (17ª e 18ª rodadas), diante de Atlético-MG e Fluminense.

ENFIM, VITÓRIA

Depois de três jogos sem vencer na temporada – empates contra Vasco (1 a 1), Grêmio (0 a 0) e derrota para o Flamengo (1 a 0) -, o Corinthians voltou a triunfar. E foi fora de casa, na Arena da Baixada, 2 a 0 contra o time reserva do Athletico-PR.

DUAS VEZES CONTRA

O Grêmio perdeu mais uma no Campeonato Brasileiro. Desta vez, 2 a 1 para o Ceará. Um dos gols do Vozão foi anotado por Michel, volante que atuou novamente improvisado na defesa ao lado de Pedro Geromel. Foi o segundo tento contra do jogador no Campeonato Brasileiro. O primeiro foi diante do Avaí, no empate por 1 a 1.

PELA PRIMEIRA VEZ NA CARREIRA

O Fortaleza virou o jogo contra a Chapecoense na Arena Condá e obteve ótima vitória por 3 a 1. O destaque do duelo foi o atacante Marcinho, que fez dois gols e ainda deu uma assistência. Foi a primeira vez na carreira do jogador em que ele anota dois tentos numa mesma partida.

O MUNDO DÁ VOLTAS

Na 4ª rodada, diante do Santos, o goleiro Sidão teve atuação muito criticado pela torcida do Vasco e imprensa. O time caroca perdeu o duelo por 3 a 0. Conta o Avaí, domingo, o jogador teve atuação destacada e evitou o pior em São Januário. No final, empate por 1 a 1 entre duas das quatro equipes que ainda não venceram neste Campeonato Brasileiro – as outras são Grêmio e CSA.

NO APAGAR DAS LUZES

O Vasco estava prestes a vencer o seu primeiro jogo neste Campeonato Brasileiro. Seria também a estreia com vitória de Vanderlei Luxemburgo no comando do time. Mas, no último lance, o atacante do Avaí, Daniel Amorim, empatou de cabeça. O artilheiro do Leão em 2019, com 15 gols em 23 partidas, começou no banco de reservas.

CADÊ AS VITÓRIAS?

Mesmo tendo empatado no último minuto contra o Vasco, o Avaí aumentou o seu jejum de vitórias. Agora são sete, com quatro empates e três derrotas (jogos do Catarinense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro).