Notícias

Fim do IPVA para elétricos no Paraná, governador assina decreto

Ratinho Junior, atual governador do Paraná, está isentando veículos elétricos de IPVA como incentivo para mercado

isencao de ipva carros eletricos parana

O IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, acaba de ser zerado no Paraná para veículos elétricos. O incentivo ao consumo deste meio de locomoção foi assinado através de uma PL pelo atual governador do estado, Ratinho Junior.

Hoje a alíquota cobrada por carros elétricos e os a combustão é de 3,5%. A isenção está assinada para acontecer até o dia 31 de dezembro de 2022.

Durante o seu discurso sobre o caso, Ratinho Junior disse que pretende tornar os veículos elétricos mais acessíveis para a população paranaense. É preciso ter soluções sustentáveis no trânsito e carros que não poluem é o início de uma grande mudança.

Ratinho ainda cita que a iniciativa irá reforçar a sustentabilidade proposta pelo Governo, onde o meio ambiente é algo que precisa ser preservado e os incentivos já acontecem em muitos outros países.

Frota de veículos elétricos no Paraná

Hoje o estado conta com mais de 7 milhões de automóveis, mas deste total apenas 341 são movidos a eletricidade. Os números do Detran apresentam 158 automóveis, 127 motonetas e 29 quadriciclos elétricos, representando apenas 0,004% de toda a frota estadual.

No Brasil hoje há quase 15 mil veículos elétricos em atividade. A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), disse que as vendas vem aumentando e que no meio do ano houve 960 vendas em todo o país.

O estado do Paraná também criou o Dia da Eletromobilidade no último dia 19 de outubro. A data foi instituída durante a Semana Paraná Inovador, que foi realizada no Palácio Iguaçu e contou com a presença de representantes das principais montadoras do país e também do Governador.

Cidadão do interior terá mais dificuldade de entrar com ações contra o INSS.

Eletropostos

A maior eletrovia do Brasil fica no Paraná. Ela pertence a Copel e corta o estado através da BR 277. Nos próximos anos haverá melhorias para que o aumento no consumo de energia possa superar os 700%, principalmente com a criação e certificação de eletropostos pelo estado.

Estados e cidades com isenção no IPVA

Como incentivo ao consumo de veículos elétricos o Brasil já conta com isenção de IPVA no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Ceará e também no Rio Grande do Norte. No estado de São Paulo, o IPVA é isento para carros elétricos apenas nas cidades de Sorocaba, São Bernardo do Campo, Indaiatuba e também a capital São Paulo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top