Dicas para manter o bom funcionamento de sua internet

Finalmente, você decidiu que era o momento de investir em uma boa internet, seja no trabalho ou em sua casa. Contratou uma boa provedora, comprou um roteador adequado e instalou corretamente. No entanto, ao navegar, assistir filmes e séries em serviços de streaming ou até mesmo iniciar aquela importante reunião no Skype, sua conexão resolve apresentar instabilidade. Imediatamente, surge aquele sentimento de frustração e às vezes até nervosismos, não é mesmo? E agora?

Calma! Para tudo há uma solução, e não seria diferente quando o assunto é a manutenção do bom funcionamento da sua conexão. Atualmente, muitas pessoas ainda se deparam com esse tipo de problema. Porém, felizmente, há dicas que podem ajudar, e muito, no momento de resolvê-lo! Para evitar prejuízos e garantir uma conexão estável, acompanhe o texto a seguir!

Local correto de permanência do roteador

Acredite, esse é um dos problemas que mais causam instabilidade de conexão. Posicionar seu roteador em um local estratégico é essencial! Sabe por quê? Porque isso influenciará, inclusive, a intensidade do sinal wifi. Quanto mais distante estiver o aparelho, menos será a qualidade da internet.

Para evitar esse impasse, prefira instalar o roteador em pontos centrais e de preferência em lugares mais altos, pois, assim, o sinal conseguirá ser distribuído uniformemente pelo ambiente.

Atualização dos aparelhos

Quando o assunto é instabilidade, geralmente, esse fator pode estar relacionado com a falta de atualização dos aparelhos envolvidos no processo. Para que esse problema não afete sua conexão, é ideal que você atualize seu modem, roteador e até switches. Dessa forma, se garante excelente desempenho dos recursos.

Sempre que possível, confira se há atualizações disponíveis, como novas versões de drivers, componentes e firmware. Não se esqueça também de averiguar a atualização para o sistema operacional de seus dispositivos.

Manter o roteador longe de outros aparelhos

Acredite, quando o roteador fica próximo de outros aparelhos eletrônicos, pode ocorrer uma interferência nociva à conexão, e eles incluem desde secadores de cabelo a geladeiras e telefone sem fio a micro-ondas. Para que isso não ocorra, deixe sempre seu roteador posicionado em um ambiente que não tenha outros eletrodomésticos em volta.

Teste de Velocidade

Muitas empresas acabam vendendo uma velocidade de conexão e entregando outra completamente diferente. E o que acontece, é que o usuário entende estar com problemas de velocidade, mas o que acontece na realidade é que a operadora não está cumprindo o acordado em seu plano de dados.

É muito importante testar a velocidade de sua conexão semanalmente, para garantir que sua internet está correta. O site TesteSuaConexao faz vários teste de velocidade variados, que pode ajudar em sua análise.

Evite abrir muitos aplicativos e programas ao mesmo tempo

Infelizmente, quando abrimos muitos aplicativos e programas de uma vez, seja no computador ou no smartphone, há um consumo maior de dados, principalmente se for aplicativo de mensagens, jogos online, serviços de streaming e videoconferência. Por esse motivo, sempre que não estiver utilizando nenhum desses recursos, evite deixa-los abertos para ter um melhor desempenho de conexão.

Desligue o Bluetooth

Fato: ainda que a tecnologia tenha avançado consideravelmente, há alguns aparelhos que ainda causam interferência na conexão caso estejam com o Bluetooth ligado. Sendo assim, opte por mantê-lo desligado sempre que não necessitar de seu uso para que não ocorra interposição de sinais sem fio.

Proteja sua internet

Um erro muito comum que as pessoas cometem é deixar a rede com acesso livre. O que isso causa? Grande instabilidade e lentidão. Sabe por quê? Pois qualquer um pode acessar a conexão, o que causa ocupação do espaço de banda. Em outras palavras, quando muitas pessoas utilizam a mesma rede, há uma perceptível instabilidade. Por esse motivo, é essencial proteger sua conexão com uma senha, de preferência com letras, números e uso de maiúsculas.

Agora que você já sabe as principais dicas para manter o bom funcionamento da sua internet, aplique-as hoje mesmo e garante a estabilidade de conexão!