Notícias

Barragem da Vale de Barão de Cocais irá se romper neste fim de semana

Previsão é que barragem de Barão de Cocais irá se romper até domingo, 26 de maio.

talude barao de cocais se rompe

URGENTE! A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que a barragem da Vale de Barão de Cocais em Minas Gerais poderá se romper ainda neste final de semana, 25 e 26 de maio de 2019. Segundo ela a movimentação do talude chegou a 18 centímetros somente neste sábado (25/05), se concentrando em alguns pontos isolados de toda a barragem.

Em média na área do talude norte, a barragem está se movimentando 14 centímetros por dia, um avanço muito significativo e que a qualquer momento poderá desencadear todo o deslizamento de terras, inundando completamente a região.

Uma outra movimentação bem significativa aconteceu nesta última quinta-feira (23/05), quando no ponto mais crítico aconteceu o avanço de 16 centímetros.

O talude que está prestes a se romper é na verdade um paredão que fica acima da cava de mineração da Mina de Gongo Soco, o local está repleto de água e fica a 1,5 quilômetro da cava. Quando o talude se romper, haverá uma reação por abalos, que irá desencadear um colapso generalizado em toda a barragem, inclusive transbordando e atingindo os rios da região de Barão de Cocais.

Rompimento do Talude

A informação de que o talude irá se romper ainda neste fim de semana veio do chefe da divisão de segurança de barragens da Agência Nacional de Mineração. Wagner Nascimento informou que não é possível ter 100% de certeza de quando irá ocorrer o rompimento, mas disse que ele é certo e que pode acontecer até este domingo.

A certeza de seu rompimento veio através de estudos nos últimos 7 anos. Foi identificada uma movimentação em 2012, mas até este ano de 2019 era de apenas 10 centímetros por ano. Hoje com a média de 14 centímetros por dia, os técnicos sabem que a catástrofe está próxima de acontecer.

Segundo técnicos é comum uma movimentação pequena ao longo dos anos, afinal a natureza está em constante movimentação, porém o avanço atípico é decorrente de um problema geológico na área.

O que está sendo feito com relação a segurança?

A Vale informou que está adotando todas as medidas de segurança possíveis sobre Barão de Cocais, onde desde fevereiro está mobilizando ações para garantir a integridade de todos os moradores da região. Tanto o talude como toda a Barragem Sul Superior estão sendo monitorados 24 horas por dia.

No pior cenário possível para a catástrofe, haverá uma inundação generalizada em toda as áreas rurais, chegando a atingir também as regiões urbanas de Socorro, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e também de Santa Bárbara.

Todos os moradores estão sob alertas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top