Notícias

Amazônia não precisa de dinheiro da Alemanha, diz Bolsonaro

Presidente brasileiro disse frase após Alemanha suspender financiamento de projeto de proteção ambiental.

bolsonaro diz que brasil nao precisa de dinheiro da alemanha

Neste Dia dos Pais, domingo (11/08), o presidente Jair Messias Bolsonaro, disse a repórteres que o Brasil não precisa do dinheiro da Alemanha para realizar a preservação da Amazônia. O comentário veio após o corte de verbas alemão, sobre a justificativa de haver um desmatamento desenfreado na região.

A ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schulze, declarou oficialmente neste sábado (10/08) a um jornal alemão, o fim dos investimentos em projetos para a proteção da biodiversidade e de toda a floresta Amazônica, em decorrência do aumento de áreas desmatadas na região.

Ao ser indagado por repórteres sobre o corte dos investimentos, Bolsonaro disse que esses valores contam com “segundas intenções”, onde a Alemanha pretendia no fim das contas “comprar” a Amazônia.

“- Investir? A Alemanha não vai comprar a Amazônia, o corte só vai colocar um fim à compra por prestações da Amazônia. Ela pode fazer bom uso da grana, o Brasil não precisa dela.”

Bolsonaro cita que outros países, principalmente da Europa, tentam se “apoderar” do Brasil.

“-Pense, vocês acham que esses grandes países estão interessados com a imagem do Brasil ou tentam se apoderar de nosso país?”

Fundo Amazônia

A Alemanha é responsável também por contribuir para o Fundo Amazônia, onde o Ministério da Cooperação Econômica já injetou cerca de 55 milhões de euros. Outro país europeu que também faz parte os incentivadores deste fundo é a Noruega.

O Ministério do Meio Ambiente alemão informou que já foram repassados desde 2008 cerca de 95 milhões de euros. O recurso é usado para projetos de proteção florestal no Brasil.

Segundo informações diversos governadores do Norte do país, buscam financiamento de organismos internacionais, com a finalidade de conter o desmatamento da Amazônia. Com isso eles discutem formas de captar recursos sem que haja a necessidade do envolvimento federal.

Dia dos Pais com Bolsonaro

Bolsonaro respondeu a imprensa durante um passeio por Brasília. O presidente saiu do Palácio da Alvorada cedo, antes das 9hs, quando a primeira parada foi no Clube da Aeronáutica. Então foi ao bairro Lago Sul, local onde realizou um passeio de jet-ski. Depois foi pilotando uma moto até a Feira da Torre de TV, região central de Brasília.

Por lá ele tomou um caldo de cana e ficou conversando com populares. Então próximo das 11hs ele retornou para o Palácio da Alvorada.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top