Profissionais dão dicas de alimentação e tratamentos faciais e corporais

Cometeu aqueles exageros típicos do verão e das férias, como sol e comida em excesso? Agora é hora de retomar o ritmo e se cuidar

Tem Detox para tudo. Seja para eliminar aqueles quilinhos extras, para melhorar a aparência da pele, para revitalizar os cabelos ou para cuidar do organismo de dentro pra fora, como nas dietas alimentares. O fato é que essa é uma das épocas do ano em que as pessoas mais procuram por nutricionistas e clínicas de estética para repararem os danos causados na pele e no corpo. Sim, tem tratamentos e dietas Detox específicas, mas o mais importante é saber que os cuidados e os procedimentos preventivos devem existir durante todo o ano para que o estrago no final das contas não seja tão grande.

Para Paulo Nando, fisioterapeuta dermofuncional do Pelle & Capelli unidade Jardim América, muito mais do que se preocupar com a estética, o importante é cuidar da saúde em primeiro lugar. “Hoje os tratamentos estão cada vez mais focados em proporcionar mais qualidade de vida, saúde e bem-estar, daí a importância de se pensar em um programa de tratamentos durante todo o ano”, afirma o profissional que tem entre suas clientes nomes como a cantora Lexa, a modelo Vivi Orth, a sexóloga Laura Müller, entre outras.

O tratamento corporal mais pedido nessa época é a drenagem linfática.  “Muito eficaz para o processo de desintoxicação, eu costumo associar a drenagem ao uso de cosméticos com princípios ativos diuréticos e termogênicos, além da esfoliação e do uso de aparelhos. Isso ajuda não só a modelar a silhueta, mas a combater a retenção de líquidos e a morte celular”, explica o profissional do Pelle & Capelli, que também oferece tratamentos para outras necessidades, como Massagem Modeladora, Drenoterapia com laser, Radiofrequência, Lipocavitação, tratamentos específicos para flacidez e celulite, entre outros.

Para a pele do rosto, Paulo também apresenta uma gama de tratamentos que reparam os danos da exposição ao sol e de outros fatores prejudiciais, e que podem ser feitos durante todo o ano como prevenção. “A nossa revitalização facial reativa o colágeno e a elastina, proteínas que a nossa pele perde com o passar dos anos e com a ação diária de fatores externos”, explica. E os benefícios são muitos: rejuvenesce, hidrata, ilumina, protege da ação da radiação solar e clareia. “Nós olhamos no espelho todos os dias, seja para escovar os dentes ou passar a maquiagem, mas acabamos não percebendo as mudanças em nosso corpo. Precisamos cuidar dele da melhor maneira sempre optando por hábitos saudáveis que nos deixem de bem com a vida em primeiro lugar”, finaliza Paulo.

Alimentação: como retomar a rotina?

O salão Pelle & Capelli conta também com uma consultoria nutricional comandada pela referência em emagrecimento, Elaine de Pádua. A nutricionista diz que antes de mais nada é preciso voltar a planejar as refeições e montar estratégias simples para facilitar o dia a dia. Elaine dá uma dica para essa fase “detox” pós férias e verão. “Dê preferência as frutas, verduras e legumes e já deixe tudo esterilizado, picado e preparado na geladeira. Assim evita aquela preguiça na hora que bate a fome. Uma ótima opção também são os alimentos termogênicos, como os chás”, afirma a profissional que cita como opção o de Hibisco, Centella Asiática e Chá Verde. “Uma opção gostosa e refrescante é também fazer um mix detox de chá com fruta, o famoso “Suchá”, ótimo para dar aquela desintoxicada”, diz.

Elaine também recomenda shots com aminoácidos ou especiarias como Spirulina, Glutamina, Cúrcuma ou Gengibre antes do café da manhã. “Basta colocar em um copo com meio sumo de limão espremido e 50ml de água. Isso ajuda, e muito, no processo de desintoxicação”, sugere a especialista, que complementa, “Observe o seu organismo e veja o que ele aceita melhor. Temos muitas opções saudáveis que podem nos ajudar a retomar a rotina com um teor maior de nutrientes. É sempre bom evitar alimentos industrializados e beber muito líquido”, finaliza.