News

Para tirar visto dos Estados Unidos agora é preciso incluir redes sociais

No formulário para solicitar o visto americano será necessário inserir os links de suas redes online.

visto americano redes sociais

Agora quem quiser tirar o visto americano deverá informar no formulário de solicitação as suas redes sociais. Esta é uma nova regra dos Estados Unidos, que irá atingir a todos os novos candidatos ao visto, independente de ser brasileiro ou de outras regiões.

Com isso cerca de 15 milhões de cidadãos interessados em obter o visto anualmente devem ser atingidos a partir deste sábado (01/06/2019).

Os novos formulários de visto foram confirmados pelos porta-vozes do Departamento de Estado, onde já estão sendo aplicados nas novas solicitações. Alguns usuários de redes sociais como o Twitter, já confirmaram que tiveram que incluir as redes sociais no pedido.

Os formulários devem ser preenchidos através do site da embaixada americana, onde o cidadão deverá preencher os links ou as “@”, com os nomes de usuário. É preciso informar redes que foram utilizadas nos últimos cinco anos. Outra mudança que agora é obrigatória é a necessidade de informar os telefones registrados pelo cidadão nos últimos cinco anos, bem como os emails principais.

Pra quem vale esta nova regra?

Todos os candidatos ao visto americano, independente de ser da categoria Turismo, Estudo ou Trabalho, deverão incluir as redes sociais no formulário. Os únicos que podem escapar desta regra são cidadãos que possuem o direito de solicitar o visto diplomático.

Até pouco tempo atrás os únicos que precisavam apresentar o seu histórico online eram os candidatos selecionados para uma verificação extra. Normalmente eram pessoas que tinham passado por áreas de organizações terroristas.

Mas em questão de números, os convocados para a verificação extra eram de cerca de 65 mil candidatos por ano, número que não chega nem perto dos 15 milhões atualmente. Isso irá inclusive atrasar um pouco o processo de liberação, mesmo que esteja tudo certo.

Portanto quem está com uma viagem urgente e precisa do visto, deverá fazer a solicitação com uma boa antecedência.

O que diz o departamento?

Independente das complicações na obtenção do visto, a prioridade segundo o departamento é com relação a segurança nacional. Eles irão julgar todos os pedidos de visto, onde o viajante irá passar por uma extensa triagem de segurança, afinal muitos mesmo com tantas regras acabam se tornando ilegais no país.

Todos os dias o departamento trabalha para que os processos de triagem sejam melhorados, com a finalidade de proteger o cidadão americano. Mas isto não significa que o governo não apoie viagens para o país, só que é preciso que estas viagens sejam legítimas.

A solicitação das redes sociais já não é deste ano de 2019, a tempos o Departamento de Estado estudava um meio de incluir esta regra no formulário.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top