Manifestantes de Hong Kong e policiais se enfrentam em protesto contra comerciantes chineses

Manifestantes de Hong Kong entraram em confronto com a polícia em uma cidade perto da fronteira com a China continental no sábado, onde milhares de pessoas se mobilizaram contra a presença de comerciantes chineses, alegando outro problema depois dos tumultos sobre a lei de extradição.

Confronto entre polícia e manifestantes em Hong Kong

A marcha na cidade de Sheung Shui, em Hong Kong, não muito longe da cidade chinesa de Shenzhen, começou pacificamente, mas degenerou em confrontos e gritos. Os manifestantes jogaram guarda-chuvas e capacetes na polícia, que por sua vez jogou gás de pimenta.

Mais tarde, a polícia de Hong Kong pediu aos manifestantes que deixassem a área.

O protesto foi o último de uma série de manifestações que abalaram a antiga colônia britânica por mais de um mês, levando à sua pior crise política desde sua transferência para a China em 1997.

Alguns dos violentos protestos de rua reuniram milhões de pessoas, e centenas invadiram a assembléia em 1º de julho para se opor a uma lei de extradição que agora está suspensa e permitiria que suspeitos de crimes em Hong Kong fossem enviados para a China. para ser julgado em tribunais sob o controle do Partido Comunista.

Críticos vêem o projeto como uma ameaça ao Estado de Direito em Hong Kong. A líder Carrie Lam disse nesta semana que o projeto estava “morto” depois que foi suspenso no mês passado, mas os opositores dizem que não vão se estabelecer a menos que seja formalmente retirado.

Fonte:Reuters Latin America