News

Já são 15 mortos e mais de 650 feridos em na Albânia após terremoto

Terremoto de 6,4 graus na escala Richter é o mais forte desde 1926. Thumane e Durres foram as mais atingidas.

terremoto na albania

Até o momento ao menos 15 pessoas morreram e outras 600 foram feridas em decorrência de um grande terremoto que atingiu a Albânia na madrugada desta terça-feira (26/11). O terremoto atingiu 6,4 graus na escala Richter, atingindo praticamente todo o país.

O Ministério da Defesa já se pronunciou, dizendo que além das vítimas, o país sofreu inúmeros danos materiais, com valores que ainda não podem ser estimados.

O tremor ocorreu por volta das 3h54 no horário local, quase 00h no horário de Brasília. Este foi o terremoto mais forte que ocorreu na região desde 1926. As informações são do sismólogo Rrapo Ormeni, que atende a região de Durres.

Faixa de renda e o nome do Minha Casa Minha Vida vai mudar em 2020.

Tremor no Mar Adriático

Segundo informações já confirmadas o tremor teve o seu epicentro localizado no Mar Adriático, a cerca de 34 quilômetros de Tirana, onde o Centro Sismológico Euromediterrâneo, informou que ele ocorreu a cerca de 10km de profundidade.

Muitas famílias se desesperaram e foram as ruas, mas mesmo assim houveram muitos feridos, que foram atendidos nos hospitais da capital da Albânia e também em Thumane e Durres, que foram duramente afetadas pelo terremoto.

Um hotel acabou desabando em Durres, uma das regiões com o maior número de mortos. Houveram mortos por escombros, outros que pularam de seus prédios e até mesmo em estradas que foram completamente destruídas.

Na região de Thumane e Durres há cerca de 300 militares que estão participando das operações de resgates, pois há ainda um grande número de vítimas que estão soterradas e que ainda podem estar com vida.

Ajuda na Albânia

O primeiro ministro, Edi rama, disse que estão sendo mobilizadas todo o tipo de ajuda para as regiões afetadas. Países da União Europeia, principalmente Kosovo, Sérvia, Grécia, também estão oferecendo ajuda, além dos Estados Unidos.

Este é o segundo grande tremor na região nos últimos meses. Em setembro um terremoto de 5,6 graus na escala Richter já havia atingido a região da Albânia.

Desta vez além do principal de 6,4 graus, outros tremores secundários também foram sentidos, onde houve um que chegou a atingir a magnitude de 5,3 graus na escala Richeter. As informações vieram do Centro Sismológico.

O aeroporto da Albânia está com seus pousos e decolagens interrompidos, pois houveram também danos em sua estrutura. As escolas cancelaram as aulas e há muitos voluntários nas ruas ajudando nos resgates.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top