Ataque do Taleban com bomba mata pelo menos 14 pessoas enquanto grupo está programado para falar sobre paz no Catar

Um ataque do Taleban contra um complexo de segurança do governo no Afeganistão, no domingo, matou pelo menos 14 pessoas e feriu mais de 180 pessoas, incluindo dezenas de crianças, horas antes de uma reunião no Qatar que visa preparar o país. terreno para manter conversações de paz.

Ataque no Qatar

Combatentes islâmicos detonaram um carro-bomba em Ghazni, perto de um escritório do principal serviço de inteligência afegão, o Diretório de Segurança Nacional (NDS, na sigla em inglês), durante uma movimentada manhã de domingo, disseram autoridades.

O Taleban assumiu a responsabilidade pelo ataque, afirmando em um comunicado que dezenas de membros do NDS foram mortos ou feridos.

O ataque ocorreu enquanto representantes do Taleban e um grupo seleto de ativistas e figuras da sociedade civil afegã se preparavam para se reunir em Doha, o que ofuscou a nomeação, que busca abrir caminho para futuras negociações de paz.

“É incompreensível que as crianças corram perigo e condene este ataque”, disse em um tweet o representante especial dos Estados Unidos para a Reconciliação do Afeganistão, Zalmay Khalilzad.

Autoridades de saúde em Ghazni disseram que 13 adultos morreram, incluindo oito membros da NDS e uma criança. Entre os 180 feridos, havia pelo menos 60 crianças que estavam ensinando em uma escola particular localizada perto do local do ataque.

As portas e janelas da escola foram destruídas pela poderosa explosão e as crianças sofreram múltiplas feridas nos pedaços de vidro e madeira que foram demitidos.

“O número de vítimas pode subir, já que este não é o último relatório de pessoas feridas pela poderosa explosão”, disse Zaher Shah Nekmal, diretor de saúde na província de Ghazni.