Por que você não deve ter o nome sujo?

 

Ter o nome sujo é algo que pode prejudicar sua vida financeira de uma forma imensurável. Infelizmente, com a situação atual do Brasil, vários brasileiros que perderam seus empregos, acabaram ficando inadimplentes por não horarem suas dívidas.

Com o aumento do desemprego no Brasil, várias pessoas acabaram perdendo sua única fonte de renda e começaram a ter dificuldades para pagar suas contas. Mas, você sabe o que acontece quando seu nome está sujo?

Veja a seguir, quais sãos as consequências de ter o nome sujo e entenda, porque você não deve deixar isso acontecer.

Desvantagens de ter o nome sujo

Ao deixar de pagar uma dívida, seja ela do cartão de crédito, financiamento ou empréstimo, você terá seu CPF cadastrado no serviço de proteção a o crédito (SPC), onde seu nome entrará oficialmente para lista de inadimplentes.

Como consequência disso, você não terá acesso a crédito no mercado, seja para fazer cartão de crédito, comprar algo financiado ou pedir um empréstimo ao banco.

Além das desvantagens citadas acima, você ainda não poderá ter acesso aos seguintes serviços:

  • Não terá limite de cheque especial disponível
  • Seu banco não liberará mais cheques
  • Não poderá fazer compras no crediário
  • Não poderá mais solicitar alguns serviços de assinatura
  • Não poderá contratar um seguro do seu veículo, pois seu cadastro será avaliado e sua inadimplência financeira pode prejudicar a avaliação do seu seguro
  • Poderá encontrar dificuldades para arrumar um novo emprego (Algumas empresas consultam o CPF dos candidatos a vaga)

Bem, agora que você já saber quais sãos as desvantagens de se ter o nome sujo, vamos as vantagens de ter o nome limpo.

Vantagens de ter o nome limpo

Uma pessoa com o nome limpo, tem acesso facilitado a vários serviços financeiras. Você poderá solicitar um cartão de crédito em diversos bancos ou financeiras, pode fazer um financiamento de imóvel ou carro, pode pegar um empréstimo quando quiser.

Ter o nome limpo é muito importante para qualquer cidadão brasileiro, principalmente neste período de crise em que vivemos. O nome sujo pode gerar muitas complicações que só nos levará ao fundo do poço.

Como negociar minha dívida?

Se seu nome estiver sujo e você quiser negociar sua dívida, faça a consulta do CPF pelo nome e descubra qual empresa solicitou o cadastro do seu nome na lista de inadimplentes.

Através dessa consulta, você terá acesso ao valor da sua dívida, data de inscrição e os dados da empresa que solicitou o cadastro.

Anote o nome da empresa e os dados para contato. Ligue e negocie sua dívida da melhora forma possível, para que você possa horar seu compromisso com a empresa após a negociação.

Analise bem sua situação atual e informa quais sãos suas condições financeiras e se comprometa a efetuar o pagamento de acordo com o negociado.

Após o pagamento da primeira parcela da negociação, você terá seu nome removido do serviço de proteção ao acredito.

O prazo para seu nome ser removido é de até 5 dias, após este prazo, caso seu nome ainda conste no SPC, você deve entrar em contato com a credora e informar que seu nome ainda consta na lista de inadimplentes.

Se a empresa se recusar e enviar o pedido de remoção, você poderá entrar com uma processo de danos morais contra a empresa.

Compensa deixar minha dívida caducar?

A resposta é não! Já imaginou ficar 5 anos sem poder financiar absolutamente nada? Você não poderá ter um cartão de crédito, cheque, nem seguro no seu carro.

Caso você tenha uma emergência de ultima hora, não poderá contar com um cartão de crédito ou empréstimo para conseguir dinheiro rápido e pode acabar se complicando mais ainda, pedindo dinheiro a agiotas.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *