Finanças

Como criar bons hábitos financeiros e economizar? Veja algumas dicas

Ter dinheiro sobrando no fim do mês é um luxo que poucas pessoas podem ter. Com o mercado de trabalho desaquecido – estima-se 13 milhões de desempregados – o hábito de poupar se torna praticamente impossível. No entanto, uma parcela da população, mesmo recebendo uma quantia razoável mensalmente, adquire dívidas no cartão de crédito e compromete o orçamento mensal de forma significativa.

Certamente, este não é um problema apenas do brasileiro: vários países têm passado por situação similar. Ao mesmo tempo em que se estimula o consumo desenfreado, as oportunidades de levar uma vida mais tranquila financeiramente se mostram cada vez mais difíceis.

Para ajudar a lidar com essas questões e fazer bom uso dos ganhos mensais, a Associação Americana de Psicologia (APA) elencou algumas dicas.

Faça listas

É importante anotar todos os gastos para conseguir fazer um balanço eficiente sobre as finanças ao longo do mês. Assim, é possível rastrear de onde eles vêm e quais as possibilidades de reorganizar o orçamento. Muitas vezes, pequenas compras no dia a dia ou mesmo aplicativos de transporte podem ter um efeito dramático no fim do mês.

Trace um plano

Se ir a shows ou comer fora uma vez por semana são hábitos que realmente dão ânimo à sua vida, exclui-los completamente não será uma boa ideia. No entanto, para manter alguns deles, talvez seja necessário reduzir outras atividades. Por isso, é importante ter clareza sobre o que é fundamental em seu dia a dia e o que só está gerando gastos desnecessários.

Facilite a sua vida

Não é raro que o início do mês faça dezenas de boletos se acumularem, e as datas dos pagamentos geralmente são perdidas em meio à confusão. Marque na agenda (física ou digital) quando deve pagar as contas, use alarmes como lembrete ou aposte nas opções de débito automático – mas sempre fique de olho para conferir se não foi cobrado algo a mais. Essas pequenas mudanças ajudam na organização e na economia.

Aposte nos apps

Os aplicativos já fazem parte da nossa vida, então nada mais natural do que usá-los para dar conta de algumas tarefas, como a organização dos gastos mensais. Alguns deles possibilitam usar marcadores, ver gráficos de consumo ao longo do mês ou estabelecer uma comunicação direta com a conta para atualizar o extrato automaticamente.

Faça simulação de investimentos

A melhor forma de manter seu patrimônio sempre crescente, é investir seu dinheiro. Procure no entanto diversificar seus investimentos, procurando dividir em renda fixa e variável, monitorando assim seus riscos.

É preciso arriscar um pouco em investimentos mais arrojados, uma pequena porcentagem de seu capital, para conseguir altos rendimentos no longo prazo.

Mantenha também uma reserva de emergência em investimentos mais seguros, como Tesouro Direto, CDBs e LCI. Utilize um simulador online para calcular seus retornos financeiros. Segue a dica: gostamos deste simulador

Utilizando esses recursos, fica um pouco mais simples economizar ao longo do mês e fazer bom uso do dinheiro.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top