Finanças

Brasileiros devem ficar de olho nas vagas temporárias no fim de ano

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) juntamente com a Caixa Econômica Federal, estimaram que mais de 221.440 vagas de emprego temporárias, serão disponibilizadas no final deste ano.

As contratações para as vagas temporárias em novembro e dezembro, serão 10% maiores, em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 201.309 oportunidades.

Previsões

A expectativa, é que mais de 114 mil contratações temporárias, comecem a acontecer a partir de novembro, nas áreas farmacêutica, alimentar, química e agroindustrial.

De acordo com Michelle Karine, presidente da Asserttem, as contratações temporárias são uma alternativa mais barata e viável para as empresas, que precisam suprir a necessidade de mão-de-obra.

Esta forma de admissão temporária está prevista na CLT, e é aceita em todo o país. Algumas empresas costumam estender o contrato temporário com os funcionários, efetivando-os em um com prazo indeterminado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, informou que cerca de 12,7 milhões de brasileiros estavam desempregados, e outros 4,8 milhões desistiram de procurar um novo trabalho.

Setores que mais irão empregar neste final de ano

Os setores de comércio e prestação de serviços, serão os que mais irão oferecer contratos temporários esse ano (cerca de 60 mil vagas), de acordo com o previsto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, e o Sistema de Proteção ao Crédito – SPC Brasil.

As vagas mais procuradas, serão: vendedores, ajudantes, balconistas, recepcionistas, cabeleireiros, estoquistas, caixas e setor administrativo. O salário médio pago para essas funções, serão de R$ 1.421,56 mensais.

Ainda de acordo com o levantamento realizado pela CNDL e o SPC Brasil, cerca de 17% dos donos de comércios pretendem realizar uma contratação de funcionário neste período, e 72% não pretender fazer admissões nesse mesmo período.

Para a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, as contratações injetarão otimismo na economia do país, fazendo com que os brasileiros comecem o ano de 2019, com mais ânimo.

É uma ótima oportunidade para quem precisa colocar a vida financeira em ordem, sair da inadimplência e investir para o futuro. Outro destaque para o aumento de contratações temporárias, é a Reforma Trabalhista.

A nova lei, prevê que o contrato temporário seja de até 180 dias (antes 90 dias apenas), podendo ser prorrogado por até 90 dias a mais, permitindo que o empresário planeje melhor as suas admissões, e os gastos pertinentes aos funcionários.

As contratações deverão ser também terceirizadas, efetivas e a maioria serão vagas temporárias, ou seja, somente para o período de maior necessidade de mão-de-obra especializada urgente.

Embora para muitos, as oportunidades temporárias não lhes interessem, as contratações deste modelo podem trazer melhorias para todos os setores do país, possibilitando o crescimento de novos empregos, mais dinheiro circulando e geração de renda extra.

Os brasileiros tendem a escolher as vagas de acordo com o seu perfil profissional, mas os especialistas alertam que outras áreas devem ser exploradas, a fim de ganhar novas experiências e melhorar o currículo para novas oportunidades laborais.

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top