Feira agropecuária lança nota de repúdio por postagem de Kéfera Buchmann

Sucesso especialmente entre os jovens, a youtuber Kéfera Buchmann acabou sendo alvo de uma nota de repúdio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) por causa de uma foto que ela postou em seu Instagram e pela sua legenda. Na foto, ela aparece deitada no chão, com a cabeça encostada em um boi, e a sua legenda exalta o vegetarianismo e indica às pessoas que façam uma reflexão a respeito do sofrimento dos animais que são consumidos.

A ABCZ ficou bastante aborrecida por causa dessa postagem, inclusive porque a youtuber colocou a sua exposição como localização. De acordo com a feira agropecuária, eles têm grande respeito pelo pensamento de qualquer pessoa e pela sua filosofia de vida também, mas solicitam que também se tenha respeito com os seus negócios e com as pessoas que consomem carne.

Uma das coisas que também desagradou a exposição foi que ela mencionou uma vaga que estaria machucada. No entanto, a ABCZ garantiu que todos os animais que têm possuem veterinário o tempo todo e que eles têm excelente tratamento.

O que diz Kéfera?

Na longa postagem, a influencer diz que o seu desejo não é obrigar as pessoas a ser vegetarianas como ela. Na verdade, o que ela queria causar com o post é uma reflexão que inclua como é a indústria da agropecuária e como se pode viver sem a carne. Aliás, a youtuber também menciona o projeto Segunda Sem Carne, que também é uma ocasião para as pessoas refletirem e para começarem a acostumar-se a uma dieta sem essa proteína.

Na mesma postagem, Kéfera ainda cita todos os malefícios que a agropecuária traria ao meio ambiente, como efeito estufa, desertificação, erosão do solo, destruição de florestas, poluição orgânica, contaminação de águas e extinção de espécies.

Como ocorre com todos os posts de Kéfera, que é seguida por 12.000.000 de pessoas no Instagram, essa foto também repercutiu bastante: são 480.000 curtidas e também 2.400 comentários, tanto a favor do posicionamento da youtuber quanto contra.

O que pode acontecer com Kéfera por causa da postagem?

Kéfera, que também tem trabalhado como atriz, inclusive no cinema, poderia ser processada pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu por causa da acusação de que havia animais machucados. Porém, ainda não se tem notícias se a ABCZ pretende entrar com uma ação ou se somente a nota de repúdio é suficiente.

Outros artistas vegetarianos

Apesar de Kéfera ter entrado no vegetarianismo há um ano, existem diversas outras celebridades que já abdicaram do consumo de carne por causa da compaixão aos animais e ao meio ambiente. A cantora britânica Adele, por exemplo, tornou-se vegetariana há 7 anos e o motivo que ela deu foi o seu cachorro: como ela o ama bastante, não conseguia imaginar outros animais como alimento.

A cantora Ariana Grande também é do time das vegetarianas e, na realidade, ela é adepta do veganismo; para ela, o despertar aconteceu por causa de um documentário sobre o assunto. No Brasil, pode-se mencionar o jornalista Cid Moreira, além da apresentadora Ellen Jabour e ainda da atriz Bruna Marquezine.

Talvez um dos nomes mais conhecidos quando se fala de vegetarianismo seja o da apresentadora Luísa Mell. Além de possuir seu próprio instituto, ela é uma defensora famosa dos direitos animas, procurando conscientizar sobre a ingestão de carne e também fazendo resgates por conta de maus tratos ou então de abandono.

Mais um representante dos vegetarianos na música é Paul McCartney: além de não comer carne, ele também participa do órgão Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *