Famosos

Cantor francês Charles Aznavour falece aos 94 anos de idade

(Por Folhapress) O cantor francês Charles Aznavour morreu hoje, segunda-feira, dia 1º de outubro de 2018, na cidade de Mouriès, localizada no sul da França.

Reprodução/Revista Bula

Aos 94 anos de idade, o cantor continuava trabalhando a todo vapor. Em seu próprio site oficial, havia apresentações marcadas desde outubro desse mesmo ano até o mês de junho de 2019, nos mais variados lugares do planeta, da Europa ao Oriente Médio.

O jornal francês Le Monde descreveu Charles Aznavour como sendo “a própria França”.

“Uma França Internacional, terra acolhedora, que sabe ensinar aos seus filhos os valores fundamentais, mas também charmosa, com um romantismo sexy e com um tipo de leveza que equilibra o norte introvertido e o sul extravagante”.

Charles Aznavour esteve há relativamente pouco tempo no Brasil, mais precisamente em 2017. Realizou shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Fez outra passagem por terras brasileiras em 2008, se deslocando por cidades tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Fortaleza.

De acordo com uma pesquisa realizada em 1998 pelo canal televisivo CNN e pela revista americana Time mostrou o cantor francês como sendo “o cantor popular mais importante de todo o século 20”, na frente até mesmo de artistas do calibre de Elvis Presley, Frank Sinatra e Bob Dylan.

Aznavour vendeu mais de 180 milhões de discos ao total e compôs 1300 músicas em diferentes idiomas.

Também em 2017, o cantor ganhou uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Mais precisamente falando, a sua estrela é a de número 2.618 no conhecidíssimo Hollywood Boulevard, situado bem na frente do teatro Pantages, na cidade de Los Angeles.

Trabalhando como ator, participou de algo em torno de 80 filmes. Foi protagonista do filme “O Último dos Dez” (1974), calcado em um romance de Agatha Christie e marcou presença também em “O Tambor” (1979), filme vencedor do Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Também foi o responsável por fazer a voz do protagonista do filme de animação “Up – Altas Aventuras” (2009).

O nome de batismo de Charles Aznavour era na realidade Shahnour Varinag Aznavourian. Ele nasceu na cidade de Paris, mas era filho de pais armênios.

Em um primeiro momento, seus pais haviam se firmado  na França em caráter temporário, enquanto esperavam a liberação de um visto para os EUA, em meio à diáspora armênia. Mas ao final acabaram ficando em Paris.

Os pais dele organizavam espetáculos junto com seus amigos imigrantes. Charles Aznavour iniciou sua carreira no mundo artístico em uma dessas peças, na companhia da irmã. No começo da carreira, conheceu a igualmente famosa cantora francesa Edith Piaf, para a qual compôs inúmeras músicas e se transformou em seu empresário.

Entre alguns dos maiores sucessos do cantor, estão as músicas “She”, “La bohème”, “La mamma”, “Hier Encore”, “Emmenez-moi”.

A morte de Aznavour causou uma verdadeira e profunda comoção no meio artístico da França.

Relembre abaixo alguns dos seus hits mais famosos:

  • She

  • La mamma

  • Hier Encore

  • La Bohème

  • Emmenez-moi

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top