Futebol

Grêmio alcança feitos na Libertadores

Equipe eliminou o Libertad nas oitavas na última quarta-feira

O Grêmio segue vivo na disputa da Libertadores. Na última quarta-feira, o Tricolor derrotou o Libertad, no Paraguai, por 3 a 0 e garantiu vaga nas quartas de final. Na ida, a equipe de Renato Gaúcho já havia vencido por 2 a 0. Agora, o adversário dos gaúchos será o Palmeiras.

Com quatro brasileiros em um mesmo lado da chave nas quartas de final, a primeira Libertadores com final única – que será no Chile – terá necessariamente um time do país na decisão. Internacional x Flamengo é o outro jogo do cruzamento da direita.

Por falar em quartas de final, com a classificação o Grêmio se tornou o clube do Brasil com mais participações na fase. Agora são 13 num total de 19 vezes em que o time jogou a Libertadores – destas em apenas três foi eliminado (1997, 1998 e 2003). Dos 28 brasileiros que já disputaram a competição sul-americana, outros dois estavam empatados com 12 presenças entre os oito melhores: Santos e São Paulo. O trio citado é o que mais venceu o torneio com três taças. Na sequência aparecem: Cruzeiro (11), Palmeiras (10), Flamengo (8), Internacional (7), Corinthians e Atlético-MG (4), Fluminense e Botafogo (3), Bahia e São Caetano (2), e Athletico-PR e Guarani (1).

A vitória no Defensores del Chaco fez o Grêmio alcançar outra marca: 100 vitórias na história da Libertadores, líder no quesito entre times brasileiros – o que mais se aproxima é o Palmeiras, com 97. O técnico Renato Gaúcho, como jogador e comandante, tem participação em 40% dos triunfos (em 39 deles). Ele, aliás, foi o primeiro brasileiro a ser campeão dentro e fora de campo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top