Esportes

Após interesse de grandes clubes, Sapeka supera lesão e mira conquistas em 2019

Artilheiro e grande destaque do Rio Claro na Série A2 do Campeonato Paulista de 2018, o atacante Gustavo Sapeka vinha chamando a atenção de vários clube do futebol brasileiro, como Coritiba, São Paulo e Santos, até sofrer uma lesão no joelho.

Antes de se lesionar, o atacante estava brilhando com a camisa do Rio Claro. Era o artilheiro da equipe com sete gols. Gustavo realizou oito partidas no torneio, com uma média de 0,86 gols por jogo.

Em entrevista EXCLUSIVA ao TVE BRASIL, Sapeka contou como foi sua recuperação, sondagens e propostas que recebeu, e expectativa para o retorno aos gramados em 2019. Confira!

TVE BRASIL: Você sofreu uma lesão quando estava em ótimo momento. Fale um pouco sobre a lesão e também da recuperação.

SAPEKA: Eu estava passando um momento maravilhoso, estava passando por intensas alegrias pelo bom momento no Rio Claro, mas acabei vivendo também uma intensa tristeza nesse ano por conta da minha lesão. Não pela lesão em si, pois somos atletas profissionais e estamos sujeitos a lesões, mas de como foi a lesão, do momento que aconteceu. Era um grande momento que eu estava vivendo na carreira, artilheiro da competição, artilheiro do clube, muita coisa boa acontecendo na minha vida profissional e pessoal, muitas mudanças boas. Por isso foi tão difícil entender, pelo momento que a lesão veio. Mas é preciso paciência para enfrentar o momento difícil. Foram 9 meses de recuperação até esse momento de poder estar de volta aos gramados.

TVE BRASIL: Como vinha sendo sua temporada antes da lesão?

SAPEKA: A minha temporada vinha sendo ótima, retratando o que eu já percorri no futebol. Cheguei no Rio Claro como se fosse uma última chance. Trabalhei muito firme desde o primeiro dia, mas sem passar por cima de ninguém. Obedecendo todas as regras do clube, da comissão. Procurei sempre trabalhar forte em cima das minhas características, em cima das expectativas para as competições. Iniciei uma ótima temporada, vivendo uma grande fase, fazendo uma ótima competição, foi quando tive a lesão, no dia 28 de fevereiro.

TVE BRASIL: Fale um pouco da sua trajetória no futebol.

SAPEKA: Comecei minha base, já com 7 anos de idade, nas escolinhas do Internacional. Pude viver aquele sonho de menino de me tornar jogador profissional. Aprendi toda base dentro do Inter-RS, onde fiquei por 7 anos. Acabei saindo do clube em 2007 para viver outras situações do futebol, que é de jogar em outras equipes no Rio Grande do Sul e também fora do Estado, o que me ajudou a ganhar mais experiência. Aprendi muita coisa nos clubes que passei, sem deixar de lado aquele sonho que foi iniciado em 2000 no Inter, de jogar em uma equipe de ponta, e que eu já poderia ter colhido os frutos plantados em 2018.

TVE BRASIL: Quais são suas pretensões para 2019?

SAPEKA: As pretensões para 2019 são as melhores possíveis. Para mim, o ano já começou! Estou em uma luta diária para que dia 20 de janeiro eu possa estrear pelo Rio Claro novamente, depois de 9 meses parado por conta da lesão. Tenho contrato por mais 1 ano com o Rio Claro, e preciso voltar a ser o mesmo jogador que foi apresentado em 2018, quando vivi intensas alegrias com a camisa do clube, até o momento da lesão, quando o Rio Claro me abraçou em todos os aspectos. Estou feliz por continuar por mais 1 ano no clube que me abriu as portas. Que em 2019 a gente consiga por em prática o que estamos trabalhando, que a gente faça uma boa competição, que eu possa voltar bem, atuando pelo clube, para que futuramente a gente possa erguer voos altos.

TVE BRASIL: O Rio Claro renovou seu contrato depois da sua lesão. Que importância isso teve para sua recuperação?

SAPEKA: Eu sempre procurei ser um profissional bom dentro e fora de campo. Depois da lesão, o clube veio conversar comigo para renovarmos por mais uma temporada, e isso foi muito importante para minha recuperação, principalmente pela estabilidade financeira e familiar que a renovação me deu nesse momento difícil que tive que enfrentar. No futebol, principalmente no interior, a gente acaba presenciando alguns atletas com dificuldades financeiras em alguns clubes, o que não é o caso do Rio Claro, que me ajudou muito em todo esse tempo que fiquei parado. Até nesse momento, que já voltei ao clube para fazer o que amo, que é jogar futebol. Sou muito grato ao Rio Claro por tudo que eles fizeram por mim. Espero que em 2019 eu possa fazer uma boa competição para retribuir ao clube.

TVE BRASIL: Você tinha proposta de outros clubes quando se lesionou?

SAPEKA: Como eu estava vivendo um momento muito bom, tinha marcado 7 gols em 8 jogos, surgiram grandes clubes interessados. Esse interesse pelo meu futebol era mais um momento maravilhoso na minha vida, que eu me preparei bastante para acontecer, até me emociona bastante falar, porque era um momento de um sonho real que estava acontecendo, de receber propostas de grandes clubes do futebol brasileiro. Recebi muitas ligações, uma proposta concreta do Coritiba, podia ter assinado um pré contrato com eles, algumas especulações com meu nome no Santos e no São Paulo. Além de procuras de outros clubes interessados em saber um pouco mais sobre o Gustavo Sapeka, que estava se destacando no futebol de São Paulo, que é uma referencia no país. Mas, por conta da lesão, isso tudo foi adiado. Espero que em 2019 eu possa viver novamente esses bons momentos, para que eu realize meu sonho de vestir a camisa de um grande time do futebol brasileiro.

Divulgação

 

 

TVE BRASIL: Recebeu alguma proposta ou sondagem para 2019?

SAPEKA: Recebi algumas propostas e sondagens de equipes do futebol brasileiro. Mas agora é focar no meu retorno. Espero que em 2019 eu mostre pelo Rio Claro que estou recuperado, bem fisicamente, para que eu possa viver novamente esses sonhos reais que vivi no início de 2018.

TVE BRASIL: Quais são as principais características do jogador Gustavo Sapeka?

SAPEKA: Minha principal característica é a velocidade, obediência tática, o que é muito importante no meio do futebol atualmente, força e agilidade. São as característica que fizeram eu viver o bom momento no início de 2018.

Revelado nas categorias de base do Internacional, Gustavo Sapeka passou por alguns clubes antes de chegar ao Rio Claro, entre eles: Serra Macaense-RJ, Guarani de Bagé-RS, São Gabriel e Esportivo.

LEIA TAMBÉM:
Flamengo deve anunciar renovação com dois jogadores nos próximos dias
Confira quais jogadores interessavam ao Flamengo antes das eleições
Inter de Milão é procurada por europeus e dificulta permanência de Gabigol no Brasil
Cruzeiro aguarda movimento do Flamengo no mercado para tentar Rodinei

Foto: Divulgação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top