Educação

Usar nota do ENEM para o SISU, PROUNI e FIES

Todos os anos, milhares de jovens e adultos realizam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Assim, ao ingressar em uma universidade pública ou privada, as notas do exame podem ser utilizadas.

Como funciona cada um dos programas

O Governo Federal, criou os programas estudantis, a fim de promover a educação no país. Sabemos o quanto é importante, especializar-se em uma área, melhorar o currículo, a qualidade de vida, e ter uma condição social mais digna.

– SISU:significa Sistema de Seleção Unificada, e foi criado para selecionar os candidatos que ingressarão em universidades públicas, usando as notas do Enem, como uma única condição de vestibular. O site do SISU, é: http://sisu.mec.gov.br/.

O sistema seleciona os candidatos, de forma totalmente on-line, baseando-se nas maiores notas do Enem. No site, o estudante tem acesso às vagas disponíveis no programa e as instituições participantes. Cada estudante pode escolher dois cursos de graduação, na instituição de sua preferência, turno, oferta de vagas e concorrência.

– Prouni: todos já devem ter ouvido falar do Prouni, que é o Programa Universidade para Todos, criado em 2004 pela Lei de número 11.096, que tem como objetivo, conceder bolsas de estudo integrais ou parciais, a estudantes de baixa renda.

A prioridade de escolha para o Prouni, levará em conta também a nota tirada no Enem, que deve ser acima de 450 pontos, e não ter tirado zero na redação. É importante, que o estudante tenha concluído, total ou parcial, o ensino médio na rede pública ou particular.

Não pode já ter feito um curso superior, em qualquer rede pública ou privada, e nem ter sido beneficiário do Prouni ou FIES. Além disso, cidadãos portadores de necessidades especiais, e professores de escola pública, podem se inscrever no programa normalmente.

Todos os interessados no Prouni, devem comprovar uma renda mínima de um salário mínimo e meio, até três salários mínimos per capita. O site do programa, para mais informações, é: https://www.prouni.com.br/.

– FIES:o Financiamento Estudantil, foi criado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo, financiar o curso superior dos estudantes, que queiram ingressar em universidades particulares. Basta acessar o site do Programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Os requisitos para ter direito ao FIES, é o estudante ter feito as provas do Enem (desde 2010), obter a média de pontos nas provas de 450, não ter zerado na redação, e comprovar uma renda mínima per capita, de até três salários mínimos.

Melhorias feitas no FIES

O candidato, não precisa mais ter fiador para financiar o seu curso, sendo apenas necessário entrar no site do programa, preencher com os seus dados pessoais, e da instituição privada escolhida, para concluir a inscrição.

A cada três meses, o estudante precisa pagar uma parcela de 50 reais, referente aos juros do financiamento. Após a conclusão do curso, o aluno tem até 18 meses para começar a pagar ao Programa, podendo dividir o total em até 12 meses, com juros de 6,4% ao ano.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top