Educação

Acaba nesta sexta 31/05 as inscrições do ENCCEJA 2019

Inscrições para o Exame Nacional para Certificação termina nesta sexta-feira.

inscricoes encceja 2019 fim

Jovens e adultos que não tenham terminado seus estudos em idade adequada, poderão realizar o ENCCEJA para obter a sua certificação gratuitamente. As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ENCCEJA 2019, termina nesta sexta-feira, dia 31 de maio.

Os candidatos devem se inscrever através do portal: enccejanacional.inep.gov.br . Acesse e clique na opção “Inscrição 2019”.

Acompanhe o passo a passo do próprio site, do qual irá solicitar alguns dados pessoais para concluir a inscrição e gerar um acesso para o dia da prova. A prova será aplicada no dia 25 de agosto de 2019, através de 611 municípios do Brasil, principalmente em capitais e regiões metropolitanas, nos períodos da manhã e tarde deste dia.

Para poder obter o certificado de conclusão do ensino fundamental o candidato deverá ter acima de 15 anos. Já para aqueles que estão desejando concluir o ensino médio, é preciso ter acima de 18 anos.

Será realizado uma prova de “equivalência”, onde o candidato deverá atingir uma pontuação mínima para receber o seu certificado. Serão quatro provas, cada uma com 30 questões. O candidato ainda deverá escrever uma redação durante o teste.

Materiais de estudo gratuitos

O Governo através do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), estão oferecendo gratuitamente para os candidatos uma grande quantidade de materiais de estudo. Todo o material poderá ser obtido através do seguinte link:

Por lá o aluno terá acesso a apostilas de estudo referentes às seguintes matérias:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Entre outras.

Este é um incentivo para quem deseja cursar uma faculdade mas está tendo problemas, principalmente pela falta de tempo para concluir o ensino básico do país. Muitos dos candidatos ao ENCCEJA 2019 tiveram que começar a trabalhar desde cedo, dificultando a conclusão dos anos letivos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top