Economia

Mina de Alegria da Vale em Mariana MG volta as suas atividades

Complexo estava paralisado desde março e Vale retorna a realizar as extrações.

vale volta atividades em mariana mg

A Vale e uma de suas minas mais rentáveis, a Mina de Alegria no complexo de Mariana em Minas Gerais, volta as atividades a partir da próxima semana, logo após conseguir um Termo de Desinterdição que permite a volta das extrações que estão paradas desde março de 2019.

A responsável pela autorização foi a Agência Nacional de Mineração. Porém a liberação só será de 8 milhões de toneladas, onde o total geral chega a 50 milhões. O bloqueio foi necessário em decorrência ao desastre da região de Brumadinho (MG), no primeiro trimestre do ano.

42 milhões de toneladas de produção parados

Mesmo com a liberação, ainda a produção está muito abaixo da capacidade total de extração de minério de ferro.

Diversas mudanças estão sendo feitas em toda operação, para evitar que desastres como Mariana e Brumadinho voltem a ocorrer. Muitas barragens estão sendo descaracterizadas e transformadas em ambientes seguros.

A única que está 100% seguro é a Mina de Alegria, por isso houve a liberação das atividades. O retorno deve aumentar o volume de produção em um milhão de toneladas ainda em 2019.

Barragem da Vale de Barão de Cocais irá se romper neste fim de semana!

Ações em alta?

Mas mesmo diante do aumento da produção, o impacto geral na Vale em relação as vendas, não será tão atrativo para o mercado. É claro que na bolsa de valores a boa notícia deve impactar os acionistas, mas nada muito relevante para este ano.

Porém para ano que vem a esperança é que o restante da operação esteja em funcionamento, gerando um forte impacto para a economia brasileira.

A previsão de vendas de minério de ferro e pelotas em 2019 deve passar de 307 milhões, para 332 milhões de toneladas.

Mas tudo deve ocorrer gradualmente, sempre focado em aumento relativo à segurança.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top