Economia

Luz barata em junho. Você irá pagar menos energia este mês

Conta de luz terá bandeira verde neste mês de junho devido a alta produção.

conta de luz bandeira verde junho

Uma boa notícia para os brasileiros que já trabalharam 6 meses do ano para pagar impostos e que agora devem começar a usufruir do suor de seu trabalho. A conta de luz deve ficar mais barata neste mês de junho, onde a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou neste final de semana que o período será de bandeira verde, ou seja, sem a cobrança extra tradicional.

A cobrança com base na bandeira tarifária verde, será mais barata pois no final de maio e início de junho a incidência de chuvas no país foi grande, gerando uma produção de energia em larga escala, alimentando todo o cenário nacional. Junho normalmente é um mês mais seco, onde a bandeira geralmente é no mínimo amarela, porém a previsão hidrológica já está superando as expectativas.

As vazões que possibilitam a geração de energia devem ser históricas para o período, mantendo todas as hidrelétricas e seus reservatórios em pleno funcionamento.

Todo o cenário favorável para a produção de energia, ajuda a reduzir o seu preço para o mínimo. Os custos que estão diretamente ligados ao risco hidrológico e a geração de energia de fontes termelétricas, acabam diminuindo muito. Conhecidas como PLD e GSF, as siglas determinam quando devem ser implementadas as mudanças nas cores da bandeira.

Quando não chove, os níveis dos reservatórios ficam baixo e em muitas vezes é necessário importar energia dos países vizinhos, o que acaba deixando as tarifas mais caras.

Bandeiras na conta de luz

São quatro faixas de tarifas relacionadas a conta de luz. A cor verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2. Quando a conta de luz está na tarifa verde, ela acaba ficando isenta de qualquer custo adicional. Na maior parte do ano a bandeira para quem consome uma quantidade média de kwh acaba sendo amarela.

Agora em tempos de racionalização e para quem faz o consumo muito acima da média de kwh, acaba entrando na bandeira vermelha 1 ou vermelha 2, variando conforme a oferta e demanda.

Mas em junho a população brasileira pode ficar mais tranquila em relação a esta conta mensal.

Há quem possua o direito de isenção na tarifa de luz ou valores menores pelo kwh para baixa renda. Compareça a distribuidora de energia de sua região com seus documentos (RG, CPF, comprovante de endereço atualizado, comprovante de renda, etc) e verifique a possibilidade de obter este benefício.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top