Economia

Livre comércio entre Mercosul e UE acontece graças ao Meio Ambiente

Permanência no Acordo de Paris e preocupação com biodiversidade foram fundamentais no acordo histórico.

bolsonaro e macron g20

A proteção do meio ambiente no Brasil foi o fator determinante na conclusão da maior negociação econômica do país dos últimos 20 anos. O Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia aconteceu após Jair Bolsonaro garantir ao presidente francês, Emmanuel Macron, que irá permanecer no Acordo de Paris e que irá lutar pela biodiversidade na região.

Macron deu uma entrevista após a reunião bilateral na cúpula do G20, que aconteceu neste final de semana no Japão. Nela ele relata que Bolsonaro confirmou o seu compromisso com as preocupações globais relacionadas ao meio ambiente, mantendo o país no “Acordo de Paris e a luta pela biodiversidade”.

Ele ainda relata que o governo estará “comprometidos com o acompanhamento desses compromissos…”. Essa “garantia de Bolsonaro” foi a “chave” para que a União Europeia pudesse firmar o acordo com todo o Mercosul.

Acordo entre o Mercosul e a União Europeia

Macron havia citado que a França não iria firmar um acordo com o Mercosul caso o Brasil deixasse o Acordo de Paris. O princípio das negociações foi exatamente o comprometimento com a implementação do Acordo, onde visa a adoção de medidas que reduzem a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Então Bolsonaro mostrou interesse em negociar com Macron e isso levou à uma reunião informal entre os líderes.

Em suas redes sociais, Bolsonaro publicou:

“… Histórico! Nossa equipe, liderada pelo Embaixador Ernesto Araújo, acaba de fechar o Acordo Mercosul-UE, que vinha sendo negociado sem sucesso desde 1999 …”

O acordo de livre comércio tão aguardado entre as regiões irá envolver 28 países da União Europeia e os 4 países do Mercosul, trazendo benefícios para o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em números essa junção representa cerca de 750 milhões de consumidores, além de um PIB que chega a marca de US$ 17 trilhões anuais.

Com relação ao comércio, o Mercosul exporta para a União Europeia diversos produtos agrícolas. A UE por outro lado exporta produtos industriais, principalmente veículos, autopeças e produtos farmacêuticos.

Uma psicose ambientalista que ronda o Brasil

Bolsonaro porém durante os acordos comenta sobre uma “psicose ambientalista” que abrange todo o Brasil. Segundo ele, o governo brasileiro mudou e será respeitado, principalmente com relação aos temas ambientais, onde há um “exagero” por parte de ONGs ambientais.

Bolsonaro ainda convidou Macron e a chanceler Merkel da Alemanha para virem pessoalmente para à Amazônia e verem com seus próprios olhos sobre as condições da região.

Foto divulgação: Frederico Mellado

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top