Economia

INSS para aposentados – Consultar o Extrato

O sistema do INSS, pode ser consultado por qualquer pessoa, de forma presencial nas agências, também pelo telefone 135, e pela internet, onde o cidadão acessa todas as suas informações.

O Extrato do INSS, diz respeito às informações como aposentadorias do cidadão, auxílio-doença, agendamento e resultado de perícias, bem como outros assuntos de interesse do contribuinte.

Como consultar o Extrato do INSS – cadastrando uma senha de acesso

  • Acesse o site do Meu INSS: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/, clique em fazer login, e em seguida na aba cadastre-se. Agora, preencha o formulário com os seus dados pessoais, como:
  • CPF (apenas números), data de nascimento, nome completo, nome da mãe e estado de nascimento.

Concluída essa etapa, clique na caixa logo abaixo, chamada de não sou um robô, e depois em próximo. Se todos os dados estiverem corretos, você será redirecionado para uma nova página, se não, deverá conferir todos eles novamente.

Se mesmo assim não for resolvido o problema, dirija-se até uma agência da Previdência Social, para saber exatamente onde e porque ocorreu um erro no sistema.

  • Na próxima etapa, serão apresentadas algumas perguntas, relacionadas ao tempo de contribuição do cidadão à Previdência, com a finalidade de confirmar as informações de identidade, e a veracidade delas.

Se o contribuinte tiver em mãos a Carteira de Trabalho, bem como o número de benefícios recebidos nos últimos anos, será de grande valia para completar esse processo.

As perguntas feitas no sistema, são:

  • As informações sobre as empresas em que você trabalhou;
  • O tipo de benefício que recebeu;
  • O ano em que foi admitido no último emprego;
  • Último ano que fez uma contribuição ao INSS;
  • Se teve pagamento de benefício cancelado, nos últimos anos;
  • A última contribuição feita ao INSS, foi baseada em qual salário;

Finalizada essa etapa, o seu cadastro será efetuado, e uma senha provisória será emitida pelo sistema, para o seu acesso inicial. Anote-a em um local seguro, e fácil de consultar.

Consultando o Extrato no Meu INSS

Acesse o link do Meu INSS novamente, clicando em login. Informe o número do seu CPF, e a senha de acesso que foi gerada na etapa anterior. Marque novamente a opção, não sou um robô e depois, em entrar.

Se tudo deu certo, o sistema pedirá que você cadastre uma nova senha, digitando a anterior, e logo abaixo a nova senha, que deverá conter 9 caracteres, com uma letra maiúscula, uma minúscula, um número e um caractere especial, tipo asterisco ou hashtag.

Após cadastrada a sua senha oficial, não a revele a terceiros, ou a desconhecidos, pois trata-se da sua situação pessoal, junto ao INSS. Clique em Por favor clique aqui para continuar. Caso ainda tenha dúvidas sobre o extrato do INSS para consulta acesse este tutorial

Informe novamente o seu CPF e a senha, para ter acesso a todas as informações do Extrato do INSS, relacionadas à aposentadoria, contribuições e benefícios recebidos nos últimos anos.

Vá ao menu do Meu INSS, faça o login e acesse o portal de serviços. Clique em Extrato Previdenciário, e verifique se as suas informações estão corretas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top