Economia

Brasil pode ter livre comércio com a China em 2020

Economia do Brasil pode ter acordos com a UE, EUA e China no próximo ano.

livre comercio com a china proposta paulo guedes

Para muitos um “Grande Dia” como diria o presidente Jair Bolsonaro. Está acontecendo o Brics em Brasília e um dos primeiros comentários aberto ao público nesta quarta-feira (13/11) é justamente de Paulo Guedes, onde o Ministério da Economia está em busca de um livre comércio com a China.

Neste ano de 2019 a economia brasileira já iniciou negociações com a União Europeia e também com os Estados Unidos, para fomentar as mais variadas áreas da economia do país, em busca de tornar o Brasil uma potência mundial, afinal contamos com extensões continentais, terras super produtivas, sem desastres naturais e até hoje “pedalamos” para fechar as contas fora do vermelho.

Guedes disse que a equipe econômica está conversando com representantes da China, onde estão considerando uma “Free trade area”, dita em inglês. Há uma busca por um alto nível de integração com o país oriental, pois queremos integrar as cadeias globais.

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 é aprovada por Bolsonaro.

Para Guedes o Brasil já perdeu tempo demais com a economia. Neste Brics de Brasília, que irá reunir os líderes da China, Rússia, Índia e África do Sul, as principais pautas devem envolver a expansão da economia local.

40 anos de uma economia isolada

A economia brasileira ficou por 40 anos praticamente isolada do comércio mundial, se estagnou e a participação é mínima em vista de outros países mais liberais com muito menos estruturas que aqui. Paulo Guedes disse que vai buscar trilhar mais rapidamente os caminhos para abrir a economia para o mundo. A proposta é durante o mandato de Bolsonaro fazer a nossa economia caminhar 40 anos em apenas 4.

As parcerias são essenciais e todas essas guerras comerciais que vem acontecendo fora de nosso cenário “não nos interessam”. “Queremos estar envolvidos em todos os principais comércios mundiais, pois eles já estão em outro patamar e o Brasil se envolver nestas tensões só ira atrapalhar”.

Guedes diz em seu discurso: “Ao contrário, we want to be friends with everybody. We are open for business”. O Brasil precisa ser amigo de todos e estamos aberto aos negócios provenientes deles.

Caminho da prosperidade

Ele e Bolsonaro estão com uma missão clara sobre a questão da economia nacional, a “Busca pelo caminho da prosperidade”. E essa busca será feita através da integração do Brasil no comércio global, onde todos os países que foram por este caminho, hoje estão com seu padrão elevado ou ao menos caminhando para isso.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top