Veja algumas dicas para se preparar para as festas de fim de ano

O final do ano está chegando e é bom se preparar com antecedência para não deixar para última hora os preparativos para as festas e comemorações. Em época de Natal, o comércio ganha ainda mais força e as lojas e shoppings costumam ter um grande aumento na movimentação de clientes. 

Muitos deixam para resolver suas compras e preparativos mais próximos às datas, mas é interessante se planejar para não encontrar surpresas inesperadas e frustrações em épocas de comemoração. Veja algumas dicas para deixar tudo planejado e evitar dores de cabeça de última hora. 

Decida os detalhes da sua comemoração

Um dos grandes empecilhos nas comemorações de Natal e fim de ano é a decisão dos detalhes de ambas festas, como local, comes e bebes, convidados etc. No fim de ano, tudo fica mais corrido e é importante que estas decisões sejam tomadas de forma antecipada para evitar problemas inesperados. 

Caso a sua festa seja em família, busque planejar com todos os envolvidos onde será o local da comemoração de antemão. Decida qual será o prato ou os pratos servidos na festa e tente dividir as tarefas com mais pessoas envolvidas para não ficar sobrecarregado. 

Busque definir responsabilidades nos vários aspectos da festa, como bebidas, infraestrutura, talheres etc. Uma boa dica é deixar a bebida à parte para cada convidado, evitando assim problemas de quantidade a mais ou a menos. 

Tente montar uma lista de convidados que represente pelo menos uma média da quantidade real de pessoas que irão à festa, para evitar gastos desnecessários e desconfortos na falta de mesas e cadeiras. 

Compre os presentes antecipadamente

Muitas pessoas chegam ao fim do ano e extrapolam nas comemorações e compras de Natal e acabam ficando de saia justa para o início do próximo ano. Para aqueles que precisam de uma ajuda extra para planejar as festas ou para recomeçar o ano um pouco mais tranquilos, sempre existe a opção do empréstimo pessoal como o da Moneyman para aliviar os bolsos e se planejar com mais calma para iniciar uma nova fase e novos projetos. 

Embora próximo à semana da comemoração de Natal as lojas costumem fazer promoções relâmpago, deixar para a última hora pode não ser uma ideia tão favorável. Como o comércio fica bastante movimentado, é comum não conseguir encontrar o presente ideal ou até mesmo não conseguir ir até às lojas e shoppings para comprá-los.

Se possível, se programe para ir às compras no fim do mês de Novembro ou começo de Dezembro, evitando desgastes de longas filas de espera e falta de produtos. Outra alternativa é comprar os presentes online, com preços mais em conta e uma maior oferta de produtos. 

Entretanto é importante lembrar dos prazos de entrega para não ficar de mãos abanando na noite de natal. Considere sempre a data mínima de entrega na hora da compra e busque lojas de confiança para não cair em golpes online, que são muito frequentes nesta época do ano de mais movimentação no comércio físico e online