Beneficios

Prova de vida para servidores públicos a partir de 2020

Rio de janeiro será um dos estados a implantar sistema contra fraudes, semelhante ao INSS.

aposentados servidores publicos rio de janeiro prova de vida

A partir de 2020 não serão apenas os beneficiários do INSS que terão que fazer a Prova de Vida, mas também os servidores públicos, pelo menos até o momento, do estado do Rio de Janeiro.

Nos últimos dos anos, o Rio de Janeiro passou por um recenseamento, onde as regras do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foram responsáveis por todos os funcionários serem “cadastrados” no sistema do governador Wilson Witzel.

Durante essa prática foram encontrados mais de 17 mil funcionários fantasmas, onde o prejuízo aos cofres públicos do Rio somavam mais de 30 milhões de reais.

Prova de vida para servidores públicos

Para conter a onda de fraudes, a partir de janeiro de 2020, todos os aposentados e pensionistas do Rio deverão realizar a prova de vida, uma novidade no sistema público, que deve ser mais uma opção para evitar fraudes no sistema previdenciário.

O Rio não é o primeiro a implantar este sistema, onde todos os inativos e pensionistas são convocados conforme o mês de nascimento. Isso já funciona tanto na previdência do INSS como na de servidores.

Busto de Nunes, campeão da Libertadores é inaugurado no Flamengo.

Os aposentados e pensionistas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, deverão comparecer pessoalmente às agências do Bradesco no estado, conforme o mês de nascimento. A Rio Previdência estima que cerca de 250 mil beneficiários deverão comparecer ao banco em 2020.

É preferível que a Prova de Vida seja feita no banco de origem dos pagamentos, mas nada impede que ela seja feita em qualquer uma das agências do Bradesco localizadas no estado e fora do Rio. Sempre solicite o comprovante impresso da prova de vida.

O procedimento deverá ser feito por quem mora fora do país, responsáveis por aqueles que forem menores de idade e também por aqueles que tenham alguma dificuldade de locomoção. Todos deverão realizar o procedimento.

Não fiz a prova de vida como servidor

Quem tiver benefício, mas não realizar a prova de vida, terá o pagamento suspenso. O salário só voltará a ser pago se tudo estiver dentro das regras de pagamento. Se o beneficiário não fizer a prova de vida em 6 meses consecutivos, o pagamento é cancelado.

Todas as informações estarão disponíveis através do seguinte endereço:

O telefone para tirar dúvidas é o:

  • 0800-285-8191.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top