Beneficios

Bancos privados vencem leilão e serão responsáveis pelos pagamentos do INSS

INSS pretende economizar e criar ainda mais agilidade nos processos da instituição.

bancos privados vencem leilao e farao pagamento de beneficios

Na tarde deste sábado (09/11) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que bancos privados deverão ser os responsáveis pelo pagamento dos benefícios aos segurados que passarem a fazer parte da folha de pagamento entre os anos de 2020 e 2024.

Houve um leilão sobre o direito de administração dos recursos e apenas bancos privados foram responsáveis pelo arremate, deste que é o terceiro leilão nos últimos 10 anos.

Com os repasses além de desafogar o INSS, pois a responsabilidade de provas de vida, emissão de cartões, envio de mensagens sobre suspeitas de irregularidades e outros deverá ser repassada ao banco, o governo também pretende arrecadar algo em torno dos R$ 24 bilhões no fim do período.

Cidadão do interior terá mais dificuldade de entrar com ações contra o INSS.

Até 2009 o sistema funcionava de uma forma onde o governo era responsável por pagar aos bancos para que fossem feitos os repasses aos beneficiários. Então foi criado um sistema onde os bancos podem oferecer serviços com desconto em folha, que trás benefícios aos banco e o governo acabou transferindo essa responsabilidade.

Mais privados e menos estatais

O governo Bolsonaro chegou para colocar mais instituições privadas para se responsabilizarem por diversas áreas do Brasil. Além disso o governo também pretende elevar o uso de sistemas mais modernos, já que no país muitos brasileiros ainda não possuem uma conta bancária.

Os vencedores do leilão serão obrigados a emitir um cartão de saque com função débito para todos os beneficiários, mesmo para aqueles que não queiram abrir uma conta.

Neste leilão em específico houve a participação de 23 instituição financeiras, onde os lotes leiloados foram arrematados por seis bancos, entre eles:

  • Crefisa;
  • Itaú;
  • BMG;
  • Agibank;
  • Santander;
  • E Mercantil do Brasil.

É a primeira vez que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal ficam de fora do pagamento aos novos segurados do país. Eles até deram lances, mas nada muito significativo, o que acabou deixando-os sem nenhum lote.

O Banco do Brasil por outro lado é o responsável por administrar cerca de 17 milhões de contas, direito que foi obtido até 2009.

O leilão permitiu este ano que bancos menores estivessem participando, onde o aumento de concorrência fez também com que a arrecadação também fosse muito maior.

Meu banco irá mudar?

Segundo o INSS todo segurado que está vinculado a um banco hoje, irá permanecer no mesmo. É um direito adquirido pela instituição e não haverá necessidade de mudança.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top