Benefícios da Musculação para as Varizes

 

É sabido que a musculação tem benefícios para muitos tipos de doença, uma vez que é uma atividade física. Porém, algumas pessoas acreditam que elas podem não trazer vantagens para quem tem varizes: aliás, uma quantidade grande de mulheres apresenta esse dano vascular.

A musculação pode ser benéfica ou pode desencadear as varizes, de acordo com muitos fatores: se o indivíduo tem predisposição, se já existe esse quadro e se o treino é feito sem nenhuma supervisão. Sendo assim, essa atividade física pode beneficiar alguns e prejudicar outros, sendo necessário considerar o quadro particular de cada um.

O que são as varizes?

As veias normais são “retas”, mas as veias que têm varizes são “torcidas”: é como se houvesse várias ondulações nela, não deixando que o sangue passe por completo. Dessa maneira, elas ficam altamente visíveis nos pés e nas pernas, ficando saltadas: para as pessoas de pele mais clara, esse quadro atrapalha bastante a autoestima, já que o traçado das veias pode ser visto sempre que estão com os membros à mostra.

Além dos problemas no nível estético, quem possui varizes tende a sentir as suas pernas bastante pesadas, além de doloridas. Para que esse quadro seja melhorado, os médicos vasculares fazem tratamentos com agulhas, injetando substâncias que farão com que as veias deixem de estar torcidas. Normalmente, é necessário repetir depois de meses ou de anos.

Relação entre a prática de musculação e as varizes

Não é possível atestar que a musculação em si ocasione as varizes, mas ela pode ser um complicador quando não é feita com a supervisão de um profissional de Educação Física. A ocorrência dessas veias varicosas é devida a problemas de circulação e a musculação as altera bastante: aqueles que são musculosos costumam ter veias saltadas, que é o caracteriza as varizes.

Quando a musculação é realizada com um profissional de Educação Física, é pouco provável que as varizes sejam desencadeadas e pode-se ter uma diminuição nas que são existentes. Provavelmente, esse treinador vai criar uma sequência que seja adequada a quem tem veias varicosas, ao menos para que elas não sejam agravadas. No caso de a musculação ser completamente da maneira adequada, as pessoas têm melhor estimulação sanguínea pelas veias, reduzindo as varizes.

Como fazer musculação da forma adequada

As pessoas que estão pensando em iniciar a musculação têm de avaliar se estão com varizes ou se têm tendência, ou seja, se os seus familiares diretos têm. Nesse caso, o personal ou mesmo o médico vascular pode não recomendar esse tipo de prática esportiva. Se for liberado, é necessário que seja com um profissional e que a pessoa não exagere: os exercícios desordenados e em uma frequência maior do que a devida também causam varizes.

É preciso ser bastante claro com o treinador ou o personal: deve-se dizer que existe tendência a varizes ou que existem poucas para que ele estabeleça uma carga e uma sequência que não sobrecarregue e que não estimule ainda mais a veia varicosa.

E quando existe piora?

Se as pessoas começaram a fazer a musculação e sentem que as varizes estão piores ou que elas estão surgindo, o ideal é consultar-se com um vascular e deixar que ele faça a avaliação e as suas recomendações.

Quando existem várias veias com varizes, ele poderá pedir para que a musculação seja suspensa; no entanto, se é um quadro inicial ou então leve, o vascular pode pedir somente que a carga do exercício seja menor.  Além de conferir como as varizes estão visualmente, as pessoas devem dizer ao vascular quando há dor mais aguda.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *