Educação Patrimonial

Imprimir página

 

Educação Patrimonial

“A valorização do patrimônio cultural brasileiro depende, necessariamente, de seu conhecimento. E sua preservação, do orgulho que possuímos de nossa própria identidade.”

Luiz Antonio Bolcato Custódio

A série Educação Patrimonial vem complementar as diversas séries anteriores veiculadas pelo programa Salto para o Futuro/TV Escola, que abordaram com muita riqueza temas correlatos, como as manifestações da cultura popular e o sentido ampliado do que chamamos de “Patrimônio Cultural”2. As diversas experiências pedagógicas demonstradas e discutidas nessas séries, nas quais o trabalho de campo é visto como o ponto de partida e/ou de chegada para a pesquisa e o aprendizado em sala de aula, vêm convergir para um aprofundamento do tema que será apresentado nessa nova série. A Educação Patrimonial será enfocada como uma área de trabalho e de pesquisa educacional, que pode ampliar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, extrapolando os muros da escola e também dos museus, bibliotecas e arquivos, num processo de descoberta em que alunos, professores, pais, avós e toda uma comunidade podem estar envolvidos.

O que iremos descobrir nesse processo? Uma metodologia específica para a “leitura do mundo” e das coisas produzidas pelo indivíduo em sua vida quotidiana, como propõe Paulo Freire, uma “alfabetização cultural” que capacite o aprendiz, enquanto cidadão, a melhor entender sua identidade cultural e a se “apropriar”, afetivamente e conscientemente, de seus valores e marcas próprias, de seu “patrimônio” pessoal e coletivo. Muitos professores e alunos que acompanham como cursistas o Salto para o Futuro perceberão que já vêm praticando a “Educação Patrimonial”, em suas aulas e projetos pedagógicos. O que vamos apresentar nessa série é uma proposta de metodologia especialmente estudada para esse trabalho de leitura e re-criação ativa da “linguagem das coisas”, uma linguagem que usamos desde que nascemos, sem nos darmos conta de que muitas vezes ela é mais rica e ampla que a linguagem das palavras. Como descrever, por exemplo, o que é um “pôr-do-sol”?

Através de um trabalho consistente e sistemático com a Educação Patrimonial, numa proposta transdisciplinar, vamos descobrir porque, para darmos um “salto para o futuro”, é preciso aprender a dar um “salto para o passado”, ativando e enriquecendo os processos da memória e compreendendo a dinâmica cultural como um movimento contínuo de mudança, transformação e permanência. Um processo que explica, em seu verdadeiro sentido, o que significa o “desenvolvimento” humano, econômico e social, tão discutido hoje em todas as esferas.

Temas que serão abordados nos programas da série:

PGM 1 – O QUE É A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

O primeiro programa da série pretende abordar as origens, princípios básicos da metodologia e primeiras experiências na área da Educação Patrimonial, apresentando e debatendo o “patrimônio vivo”: a dinâmica cultural. E ainda: “patrimônio material” e “imaterial”; o objeto cultural como fonte primária de conhecimento; a necessidade do passado: o uso dos objetos, monumentos e sítios históricos na Educação Patrimonial. Como aplicar a metodologia da Educação Patrimonial: etapas, recursos, objetivos.

PGM 2 – O OBJETO CULTURAL – UMA DESCOBERTA

No 2o programa da série, a proposta é investigar o objeto cultural em seu contexto histórico-temporal: a observação, as formas de registro, a exploração, a apropriação criativa. Exemplos de análises de objetos culturais; delimitação de objetivos e metas; habilidades, conceitos e conhecimentos a serem atingidos; preparação do trabalho de campo, desenvolvimento em sala de aula, atividades e projetos de extensão do tema dentro e fora da escola. Fontes primárias e secundárias de pesquisa.

PGM 3 – OS MONUMENTOS E OS CENTROS HISTÓRICOS 

Explorando o meio ambiente histórico; definindo o conceito de “meio ambiente histórico”; os remanescentes do passado e as “referências da memória”; bens “consagrados” e “não-consagrados”; o que é o processo de “tombamento”; as instituições de proteção do patrimônio: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ IPHAN e outros órgãos de proteção; as “dimensões” do “meio ambiente histórico” as camadas superpostas e o processo de transformação; como explorar o meio ambiente histórico: exercícios de análise, preparação da visita; formas e estados de preservação dos monumentos e sítios históricos. Os Centros Históricos urbanos: exploração interdisciplinar, método de análise das evidências disponíveis, exercí­cios propostos para a volta à sala de aula, sugestões de atividades.

PGM 4 – OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E O PATRIMÔNIO RURAL

Escavando o presente para encontrar o passado; o que é a “pré-história”? O que é a Arqueologia: o que é um “sítio arqueológico”? o que faz um arqueólogo? As “pistas” do passado no presente: artefatos, estruturas, “ecofatos”; camadas superpostas: a “estratigrafia”; cuidados necessários na  visitação e normas de preservação. Recursos, fontes e contatos para visitas de estudo; sugestões de atividades; o arqueólogo do futuro. O patrimônio rural: como descobri-lo; experiências e atividades na área rural; projetos e programas de trabalho: a experiência da “Quarta Colônia” de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul; o patrimônio como instrumento de desenvolvimento local; o turismo ecológico e cultural.

PGM 5 – A MULTIPLICAÇÃO DO MÉTODO – OFICINAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Avaliação da experiência

As oficinas de Educação Patrimonial: como organizá-las; sugestões de atividades; a aplicação do método através da experiência direta; discussão e avaliação; elaboração de projetos transdisciplinares na escola; elaboração de materiais didáticos: as “folhas didáticas”, as “caixas de descoberta”, os “baús de memória”, os inventários culturais. Métodos de avaliação das experiências: para o aluno, para o professor; referências para o professor: o Patrimônio a conhecer, fontes de pesquisa e informação, o planejamento da visita. 

NOTAS:

1 Museóloga, Doutora em Museologia pela Universidade de Leicester, UK. Diretora do Museu Imperial, IPHAN, Ministério da Cultura. Consultora dessa série..

2 Obs.: A consultora se refere às séries Linguagens e Sentidos e Visitas, passeios e excursões, entre outras.

SALTO PARA O FUTURO / TV ESCOLA
WWW.TVEBRASIL.COM.BR/SALTO

Imprimir página